terça-feira, 29 de novembro de 2011

Os 8 Arquétipos do Herói Romântico

Esta é um reedição do post publicado no meu outro blog                                             Meus Tesouros Preferidos, e, como o tema cai a perfeição ao nosso blog, vamos relembrá-la.




O que seria de nossos amados romances sem o herói?
Simplesmente inimaginável!
o importa o genêro, o protagonista dos romances normalmente é um grande tipo , o tipo de homem que agrada a todos. ( È claro! kkkkkk)
Assim como na vida real, cada uma de nós tem o seu próprio gosto para homens, em relação aos romances não é diferente, cada uma tem o seu próprio gosto para os heróis.
O "homem dos sonhos" para mim pode ser o " homem dos pesadelos" para você. ( vide os mocinhos da Diana Palmer. eu simplesmente adoro, mas tem quem passa longe, kkkkkk)
Em 1999 foi publicado no All About Romance um artigo do escritor Tami Cowden sobre esse assunto que tanto nos interessa.
Após examinar dezenas de romances, Cowden desenvolveu uma teoria sobre os vários tipos/arquétipos do herói romântico. Segundo Cowden, se pode observar 8 arquétipos de heróis. E eles não se limitam apenas aos romances. Podemos encontrá-los em todas as mídias: cinema, teatro, televisão.
Curiosas meninas? Hahahaha, preparem-se para conhecê-los.
A seguir alguns trechos do artigo.


Os 8 arquétipos masculinos

O CHEFE
Este tipo de homem nasceu para liderar, ou talvez ele conquistou o seu caminho até o topo,mas de qualquer forma, ele é forte, decidido. orientado por objetivos. Isso significa que ele também é umpouco arrogante e inflexível.
Esse homem tende a estar no topo de sua área de trabalho.Pode ser om CEO de uma corporação ou um príncipe. Se ele não é o número 1, é só uma questão de tempo. Alguns exemplos de "chefe": De John Wayne, em quase todos os seus filmes , a Marlon Brando em O Poderoso Chefão.
Nos romances, o herói de Katheleen E. Woodiwiss, em  A Chama e a Flor.
Se esse homem fosse preso num porão com uma heroína inconsciente e uma bomba- relógio, sua primeira reação será a raiva. Ele não pode admitir que cometeu um erro, e desde que ele foi preso,bem... ele cometeu um erro.
Ele estáa costumado a etar no comando, então ele vai tomar uma decisão de comando sobre o que fazer. E vai agir rapidamente. Não há tempo de planejamento de longo prazo para ele. Ele pode achar uma maneira de sair pelas portas ou janelas. Ou talvez ele tenha um telefone celular ( E a credite em mim, ele tem um) e exigir que alguém venha buscá-lo.

O BAD BOY
Este herói é o rebelde, ou o garoto do lado errado das trilhas. Ele é amargo e volátil, um idealista esmagado, mas ele é também carismático e inteligente. Detesta a autoridade e não se submete a ninguém, razão pela qual ele é seu próprio patrão. Nos livros históriccos ocidental ele é o criminoso perfeito.
Se esse homem fosse preso em um porão com uma heoíne inconsciente e uma bomba-relógio, ele teria uma reação muito ruim, mas ele está acostumado a estar em lugares apertados. Ele é um "menino mau", afinal. Ele vai abrir a fechadura, ele já fez esse tipo de coisa antes!
Alguns exemplos no cinema: 
James Dean, em quase todos os filmes que fez; e Patrick Shwayze, em Dirty Dancing.


O MELHOR AMIGO
Ele é amável, responsável, digno, o típico "Mr. Simpatia".
Este homem não gosta de confrontos, e as vezes ele até deixa de fazer valer seus direitos porque ele não quer ferir os sentimentos de ninguém. Mas ele está sempre lá. Ele é uma pessoa do povo e vai sempre colocar as necessidades dos outros em primeiro lugar.
No cinema temos como exemplo de Melhores amigos Tom Hanks e Bill Pullman em Enquanto Você Dormia.
Preso num porão, esse homem seria incrédulo. coisas assim não acontecem a alguém como ele! Mas seu primeiro ato seria cuidar da heroína. Ele é o único entre todos os arquétipos de heróis que realmente procura a sua ajuda, porque ele é aquele que sabe o valor do trabalho em equipe. ele é prático, realista e avalia o que pode ser feito e começa a trabalhar. Vai ser muito determinado, porque é o responsável pela heroína.
È muito fácil para alguém vir e salvá-lo porque ele é amigo de todos e cada um fez favores.Todo mundo gosta dele. Até o bandido acha que é uma vergonha ter de se livrar de um cara tão legal.


O ENCANTADOR
Divertido, irresistível,mas não muito responsável ou confiável. ele pode ser um playboy ou malandro, mas ele não é daqueles que se comprometem facilmente comuma mulher. Ele não é louco por trabalho duro, e ele poderia lidar com vendas. No cinema temos como exemplo desse tipo de homem Tom Selleck, em Magnum PI, e Ferris Bueller mostra como é isso na escola( Filme Curtindo a vida Adoidado).
Se esse homem fica preso no porão, ele vai manter a calma. Na verdade é o tipo de homem que pode tentar convencer os bandidos a libertá-lo. Apenas como último recurso, seria algo físico como tentar sair a´força. Claro, ele só poderia ser resgatado por uma antiga namorada. Afinal, ele é um playboy e conhece todo o mundo.


A ALMA PERDIDA
Atormentado, reservado, pensativo, intransigente. Este homem é assim. Mas também é vulnerável. Ele pode ser um andarilho ou um pária. No trabalho ele é criativo, mas provavelmente também um solitário, então ele poderia ser um policial disfarçado ou fazer algo artístico.
No cinema podemos ver exemplos de alma perdida em Angel de Buffy, A Caçadora de Vampiros, Nicholas Cage me Feitiço da Lua.Também HeathCliff de Morro dos Ventos Uivantes, que  define bem o tipo.
Nos romances, qualquer vampiro 
( tipo nossos queridinhos da Irmandade da Adaga Negra)ou A Bela e a fera, tipo livro, provavelmente tem uma alma perdida como herói.
Se ele fica preso no porão, ele vai ser fatalista. Este é apenas um  outro exemplo de uma série de infelizes acontecimentos que pontuam sua vida. È uma coisa boa a heroína está lá, porque senão, ele poderia simplesmente jogar a toalha. Mas ele não vai deixar os bandidos matá-la; então, ele vai salvar os dois. ele é o mais provável que sabe de um túnel escondido por meio do qual eles podem escapar, pois ele viveu a maior parte da sua vida nas sombras. Quem vai para o resgate? Bem, com certeza,  o velho amigo não vai aparecer; a menos que ele seja um velho amigo de décadas da heroína. As almas perdidas não têm amigos.


O PROFESSOR

Ele é um cara lógico,introvertido e inflexível. Pode não ser a sua idéia de um herói, mas você deve olhar melhor. È sincero sobre seus sentimentos. No trabalho, e ele gosta da dura realidade, muito obrigado, mas também é honesto e justo, não irá decepcionar. 
Os melhores exemplos de professor?
Spock de Star Trek
Jeff Goldblum, em Independece Day.
Coloque um professor em um porão com uma heroína incosnciente e uma bomba-relógio ele vai ficar calmo, frio e composto. Ele vai empurrar os óculos no nariz e começar a trabalhar para desarmar a bomba. Este homem vai analisar todos os fatos da situação, fazer cálculos, e ver todos os pequenos detalhes ao seu redor. Ele vai achar seu caminho para fora. E, oh, sim, ele vai se lembrar da heroína também.


O AVENTUREIRO
Esse homem é ação e mais ação.
È ativo e corajoso. Ele não tem medo de nada, é um aventureiro ou explorador. Para ser feliz necesita de fortes emoções.
Exemplos no cinema: Indiana Jones, é claro!
Michael Douglas, em Tudo Por Uma Esmeralda.
Nos romances, ele é o pirata perfeito.
Uma bomba no porão? Ah, gente, então agora ele está feliz. Que aventura! O Aventureiro pode usar a explosão da bomba em si, para abrir uma rota de fuga. Dessa forma  ele vai começar a ouvir a bomba explodir.No entanto, ele sai, e vai ser um show!
Resgate? Morda sua língua! Ele não precisa de qualquer ajuda!


O GUERREIRO
Este homem é um salvador. Um cavaleiro numa armadura reluzente. È nobre, tenaz, implacável, e ele sempre se destaca como defensor dos fracos. Se você precisar de um protetor, ele é o homem certo.
Exemplos de guerreiros?
 Qualquer personagem de Steven Seagal. Na TV, Hércules. A maioria dos  super-heróis são Guerreiros.
No romances, Suzanne Brockman e Linda Howard escrevem sobre guerreiros ( Vou abrir um parêntese no artigo para falar do Joe, Zane e Chance Mackenzie, ai, ai,ai)

È um protetor, assim seu foco será resgatar a heroína. Mas, uma vez que o vilão está a solta é melhor ele começar a correr. O Guerreiro vai caçá-lo até os confins da Terra.
Esqueça o salvamento. Este homem é a cavalaria.


Bem, ai estão eles meninas. Os oito arquétipos de heróis. Os homens que amamos, kkkkkk







* Tami Cowden foi premiado co o "Golden Hearth"( Coração de Ouro), como um escritor ( revelação), ainda não publicado, na Conferência RWA em 2000.



4 comentários:

  1. AMIGA
    MUITO BOM
    DEU VONTADE DE REVER TODOS OS FILMES,ATÉ O INDECENTE DO AQUILES.
    BEIJOS
    DE LOURDES

    ResponderExcluir
  2. Adoro um moço atormentado kkkkkkkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Jois nesta categoria pode colocar toda IAN, kkkkkkkkkkkkkk e a gente pega, kkkkkkkkkkkkk
    bjus

    ResponderExcluir